Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Guerra e Paz - Portinari

Na quarta-feira  (07 de março) fui com dois amigos no Memorial da América Latina, aqui em São Paulo, para ver a exposição Guerra e Paz. Saí da aula a tarde e peguei o ônibus rumo a Estação Barra Funda que fica ao lado do Memorial, e pude admirar uma das obras de arte mais prestigiadas e que ocupa um lugar de destaque, pois são de propriedade da sede da ONU em Nova York onde são expostas na entrada do Salão das Conferências. 
São dois painéis de 14x10 metros cada um. Um retrata a guerra e o outro a paz. São de autoria de Cândido Portinari, renomado artista brasileiro, do qual tive a oportunidade de ver em 2007 a maior quantidade de quadros de sua autoria expostos em um mesmo lugar, na Igreja Bom Jesus da Cana Verde em Batatais-SP. Os painéis foram feitos sob encomenda na década de 50. O próprio autor não pode ver a inauguração em Nova York, pois foi impedido de entrar nos EUA por ter pertencido ao partido comunista.
O quadro, que foi restaurado aqui no Brasil no período de reformas da sede da ONU, deve retornar pra lá em breve. Sabe-se quando ele pode retornar ao Brasil! A dica é: vá visitar enquanto é tempo. Vale a pena. Mais informações no site do Memorial 

Nenhum comentário:

Postar um comentário