Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A última Ceia

Encontrei o texto abaixo no livro "Projeto de Vida" de Dom Eduardo Pinheiro. Gostei muito e resolvi publicar no Blog. É uma boa reflexão.

Você conhece a famosa pintura de Leonardo da Vinci chamada “A última ceia”? Conta-se que para executá-la, Leonardo decidiu procurar 13 modelos masculinos diferentes, um para cada discípulo e um para posar como Jesus. E assim começou uma longa busca.
Certo dia, durante a Missa, Leonardo ouviu uma música angelical. Ao se voltar para o coro, seu olhar se encontrou com o de um jovem que correspondia exatamente à imagem de Jesus. Terminada a missa, Leonardo convidou o jovem para posar. Na semana seguinte, o rapaz passou quatro dias posando no estúdio de Leonardo, em Milão.
Ao fim de 11 meses, Leonardo havia encontrado e pintado todos os personagens da cena, à exceção de Judas. Durante 11 anos, o artista vagou em vão pelas ruas da cidade em busca de um homem que encarnasse a imagem que fazia de Judas.
Leonardo finalmente concluiu que devia procurar nas prisões de Milão, um homem que tivesse dor e raiva nos olhos, uma áspera impaciência no rosto, cicatrizes de orgulho e amargura nas faces e carregasse a marca do fracasso – um homem que, aos seus olhos, se parecesse com Judas.
Ao encontrar o homem que procurava, obteve licença para levá-lo para posar em seu estúdio. Logo, Leonardo percebeu que o prisioneiro dava sinais de inquietude e angústia e olhava para ele, depois para a pintura, com uma tristeza cheia de remorso.
No meio do segundo dia, perturbado com o comportamento do seu modelo, o artista lhe perguntou:
- Há algo errado? Você não está gostando do meu trabalho? Você parece bastante perturbado. Se eu estou lhe causando algum sofrimento, é melhor pararmos.
O homem olhou para o mestre e para a pintura uma vez mais. Depois afastou o olhar, abaixou a cabeça, levou as mãos ao rosto e começou a chorar inconsolavelmente. Levantou a cabeça, olhou o artista nos olhos e perguntou:
- O senhor não me reconhece mestre?
Confuso, Leonardo retrucou:
- Não. Acaso nós nos conhecemos?
- Oh, sim – respondeu o prisioneiro. – Há 11 anos eu posei para este mesmo quadro. Eu fui o modelo para Jesus

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quem quer ganhar tem que perder?

Aquele que deseja ganhar o reino dos Céus tem que perder a própria vida. Não é estranho isso? É o próprio Cristo que nos exorta: “Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.” (Mt 8, 35)

É intrínseco ao ser humano ajuntar coisas, a começar pelo dinheiro, bens, para assim ir alimentando o seu orgulho, para inflar seu ego.

Existem pessoas neste mundo que se acham o centro do universo, que tudo deve acontecer da forma como elas pensam, que tudo que foge a sua linha de pensamento não deve ser levado em conta ou tem pouca utilidade. Esse tipo de gente causa muito sofrimento na vida dos outros, e acabam fazendo sofrer a si mesmas, pois nunca estão satisfeitas.

Para ganhar o Reino dos Céus, para dar a vida a serviço do projeto do Reino, é necessário ter disposição para aguentar isso, para ir perdendo a própria vida, no sentido de que para viver o plano de Deus, há que se esvaziar das próprias vontades, desejos, até mesmo da própria liberdade. Jesus nos diz que: “Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida?” (Mt 8,36). Esforcemo-nos por fazer a vontade do Pai. Suportemos as intempéries desse mundo, suportemos as pessoas que atrapalham nossa caminhada. A planta para crescer necessita ser podada, dessa forma ela cresce com mais força e mais vigor. Tudo desse mundo vai passar, só Deus ficará. Peguemos a mão daquele que não passa, e deixemos todo o resto para trás. Que Nossa Senhora seja nossa companheira nessa caminhada. Amém.



terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aumenta o número de Padres no mundo

Entre 1999 e 2009, o número de padres em todo o mundo aumentou 1,4%. O dado está contido na nova edição do Anuário Estatístico da Igreja Católica, divulgado na última sexta-feira, 11. Os dados revelam que, atualmente, no mundo, existem 410.593 padres, sendo 275.542 pertencentes ao clero diocesano e os demais ao clero religioso.
Pela primeira vez desde 1999, em todo o mundo menos na Europa, o número de ordenações supera o de falecimentos e abandonos.
O estudo aponta também que o número de padres e de católicos aumenta na África, Ásia e América Latina, caindo na Europa e América do Norte. A tendência é invertida no que se refere ao clero: a maior parte dos sacerdotes é europeia (46,5%), seguida por americanos (29,9%), asiáticos (13,5%), africanos (8,9%) e da Oceania (1,2%).
O Anuário Estatístico da Igreja reúne dados de todos os segmentos da Igreja Católica dedicados ao apostolado e à evangelização em todos os países do mundo.
Já o "Anuário Pontifício", que recolhe todas as dioceses do mundo, privilegia nomes e biografias. Segundo a edição de 2009 - com dados da Igreja relativos a 2007 - o número de católicos no mundo é de 1,147 bilhão.
Fonte: Rádio Vaticana

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Vídeo da Ordenação diaconal

No dia 12/02 aconteceu em São Paulo a ordenação de 08 novos diáconos salesianos para a Igreja. Segue abaixo a edição de um "curta metragem" com os melhores momentos:

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Vídeo dos 100 anos do Pe. Lages

No ano de 2008, o já saudoso Pe. Lages, completou 100 anos de idade. Eu tive a incumbência de filmar, mas por motivos variados, nunca fiz a edição deste evento tão importante. Com a notícia de seu falecimento na noite do dia 08 de fevereiro, me senti na obrigação de fazer a tal edição. Quem trabalha com isso, sabe o quanto é demorado, e "milagrosamente" em uma hora e meia, fiz a edição, gravei num DVD e ainda fiz uma arte para a impressão da mídia com o lightscribe. No dia seguinte (09/02) entreguei a cópia do DVD para o Pe. Dilson, atual diretor da Comunidade São Joaquim, que já providenciou várias cópias para os parentes do Pe. Lages presentes no Velório. Para facilitar, também postei o vídeo no youtube, e você, que conheceu o Pe. Lages vai poder conferir logo abaixo:

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nota de Falecimento: Pe. António Lages, sdb

 
Faleceu as 19h15 na Cidade de Lorena o Pe. António Lages de Magalhães com 102 anos de idade. Já há alguns dias ele estava internado, e como uma vela com sua chama já fraca, ele se apagou. As informações obtidas até agora:
Missa de corpo presente no Santuário São Benedito em Lorena - SP às 14h e o enterro logo em seguida. Informações (12) 3159-2033

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Oração a Dom Bosco

O superior geral dos Salesianos, em uma carta endereçada a todos os SDB's do mundo, propôs uma Oração a Dom Bosco em preparação ao seu bicentenário que vai acontecer em 2015. Aqui no blog do Pedro André, vc encontra essa oração, e pode imprimi-la e rezar todos os dias, em sintonia com toda a Família Salesiana: