Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Padre Lima é escolhido como consultor e perito do Sínodo dos Bispos

Foto: Pedro André/ISSP
O padre salesiano Luiz Alves de Lima foi nomeado membro do Sínodo dos Bispos a ser realizado em Roma, no Vaticano, durante o mês de Outubro de 2012. A nomeação é pontifícia, através da Secretaria Geral do Sínodo, que por sua vez fez a comunicação através de contato telefônico da Nunciatura Apostólica de Brasília.

Os bispos que participam do Sínodo são eleitos pelas várias conferências episcopais. Após essa eleição, o Papa elege algumas outras poucas pessoas, bispos ou especialistas na área específica do tema do Sínodo. O P. Lima foi escolhido, na qualidade de consultor e perito, para representar a América Latina na área da catequese e da iniciação cristã, que estão muito ligadas ao tema do Sínodo: “A Nova Evangelização para a transmissão da Fé”. 

Já foram publicados os Lineamenta, no ano passado, e há um mês atrás o Instrumento de Trabalho que será o grande documento a ser discutido durante a Assembleia. O Sínodo é uma instituição nascida do Concílio Vaticano II e a edição de 2012 será sua XIII Assembleia Ordinária. Ultimamente tem sido convocado, em geral, de quatro em quatro anos, tratando sempre de temas bem específicos e de interesse de toda a Igreja. O tema dessa XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos está em consonância e continuidade com os anteriores, colocando-se dentro do grande quadro da Evangelização no mundo de hoje, maior desafio eclesial para os nossos tempos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário