Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vídeos da jornada dos bispos em Valdocco

Segue, para quem se interessar, quatro pequenos vídeos com o resumo do dia, desta jornada que acontece em Turim, que é onde se encontra a casa mãe dos Salesianos.

21 de maio:

22 de maio:

23 de maio:

24 e 25/05

24 de maio: Maria Auxiliadora dos Cristãos

Padroeira principal da Sociedade de São Francisco de Sales, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e de toda a Família Salesiana.


     Em muitas ocasiões, ao longo da história, o povo cristão experimentou a proteção da Virgem Maria.
     O título de Auxiliadora dos Cristãos, que Dom Bosco quis associar ao de Maria, Mãe da Igreja, quer indicar a intervenção de Maria nas dificuldades da vida pessoal, da Igreja e de toda a família humana.
     A celebração litúrgica foi instituída por Pio VII, em ação de graças pela intervenção de Nossa Senhora num período difícil da história da Igreja. Afastado violentamente de sua sede em Roma, mantido na prisão por cinco anos, o Papa tinha implorado o auxílio de Nossa Senhora e convidado o povo cristão a dirigir-se a ela. Contra toda a expectativa, ele voltou livre para sua cidade no dia 24 de maio de 1814. 
     A devoção a Maria Auxiliadora, que recebeu grande impulso por obra de São João Bosco, continua a ser propagada no mundo pela Família Salesiana que reconhece e invoca Maria Auxiliadora, como sua principal Padroeira.
Copiado na integra de: www.dombosco.net

sábado, 22 de maio de 2010

Bispos salesianos em Valdocco

A celebração da Eucaristia, no Duomo de Turim, aos pés do Santo Sudário, abriu a primeira jornada de trabalhos dos bispos salesianos, reunidos em Valdocco para esse encontro. Olhando o Sudário os presentes puderam contemplar e venerar o mistério do Amor: “Passio Christi. Passio Hominis”; uma paixão que para os salesianos se explica na educação e na evangelizaçãos dos jovens. 
A Veneração do Santo Sudário deve ajudar os salesianos a serem apóstolos incansáveis, portadores da boa notícia: “O Senhor Jesus está vivo, é ressuscitado e disso somos testemunhas, nós e o espírito que em nós habita” disse o Pe. Chávez. “A contemplação do Santo Sudário nos ajuda a enfrentar as dificuldades de hoje em dia com esperança e com alegria”. A “paixão de Cristo”, da qual o Sudário é um testemunho, é sim sofrimento, mas também grande predileção, amor pela humanidade. Dom Bosco, recordou o reitor-mor, foi um apaixonado por Deus e pelos jovens. O “Da mihi animas” manifesta não só uma incansável laboriosidade educativo-pastoral, mas também a paciência e o sofrimento, que na cruz de Cristo.
O ápice deste encontro vai acontecer no dia 24 de maio na Basílica Maria Auxiliadora em Turim, onde o reitor-mor com os bispos salesianos vão celebrar a padroeira principal dos salesianos. Também para nós aqui no Brasil é dia de Festa e alegria. Que Maria Auxiliadora seja sempre causa de alegria para todos nós seus filhos.
Fonte: ANS - TORINO - tradução nossa.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ser Salesiano!

Diretamente da Cidade de Piracicaba para o mundo: www.sersalesiano.blogspot.com Esse é o mais novo blog salesiano, criado pelos nossos irmãos mais novos da Comunidade São Domingos Sávio, que com alegria e dedicação dão duro nos estudos todos os dias, não para passar em um vestibular disputado, mas com a intenção de no futuro,  consagrarem sua vida a Deus como religiosos nesta Congregação. Que Deus abençoe a iniciativa de vocês, e que este blog gere muitos frutos de evangelização!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Terra de Missão

No dia 14 de maio 3 membros da Equipe de Pastoral do Liceu Salesiano de Campinas foram à Cidade de Socorro para visitar a Comunidade onde será realizada a Semana Missionária em julho. Assista o vídeo e confira as imagens do local.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Em cada ponto um ato de amor a Deus!

Dia 13 de maio é um dia de festa para a Família Salesiana. Comemora-se neste dia a lembrança da co-fundadora das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Mazzarello!
Maria Domingas nasceu no dia 09 de maio de 1837, em Mornese (Alessandria) Na família foi formada numa piedade sólida, numa laboriosidade incansável e grande senso prático e profundidade de discernimento que manifestou depois, também como Superiora.

Aos 15 anos, inscreveu-se na Associação das Filhas de Maria Imaculada e se abriu para o apostolado em meio às meninas do lugar.
A grave doença do tifo, contraída aos 23 anos, teve nela uma forte ressonância espiritual: se, por um lado, a experiência da fragilidade física tornou mais profundo o seu abandono em Deus, por outro lado a impeliu a abrir uma oficina de costura para ensinar às meninas o trabalho, a oração e o amor de Deus.

Graças à intensa participação aos sacramentos e sob a direção sábia e iluminada do Padre Pestarino, fez grandes progressos na vida espiritual. Por ocasião da visita de Dom Bosco a Mornese (08-10-1864) ela disse: "Dom Bosco é um Santo, e eu sinto isso!".
Em 1872, Dom Bosco escolheu-a para dar início ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
Como Superiora, revelou-se hábil formadora e mestra de vida espiritual; tinha o carisma da alegria serena e tranqüilizadora, irradiando contentamento e atraindo outras jovens para se dedicarem à educação da mulher.
O Instituto progrediu rapidamente. Ao morrer, ela deixou às suas filhas uma tradição educativa toda permeada de valores evangélicos: a busca de Deus conhecido através de uma catequese esclarecida e de um amor ardente, a responsabilidade no trabalho, a franqueza e a humildade, a austeridade de vida e a alegre doação de si.
Morreu em Nizza Monferrato, no dia 14 de maio de 1881. Seus restos mortais são venerados na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.
Fonte: www.sdb.org

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mais fotos do Iº Congresso do Voluntariado Missionário Salesiano do Cone Sul

Confira mais fotos do 1º CVMS 
Vários jovens reunidos após discussão de temas do Congresso
Pe. Toninho 
Preparação para entrevistas com Pe. Natale e Pe. Vaclav
Noite Cultural: participação da Argentina
Dança típica do Uruguai
Os jovens atentos as apresentações
Apresentação da Amazônia
Salesianos e jovens da Argentina e Uruguai
Delegação da Inspetoria de São Paulo
Missa de encerramento presidida pelo Pe. Natale
As diversas devoções marianas nos países da região América Cone-Sul
Pe. Robert (Equador) e Pe. Vaclav com os jovens
Grupo de Campinas (Liceu) e Argentina
Foto oficial do encontro
Créditos das fotos: Rafael Belletti e Pedro André

domingo, 2 de maio de 2010

Wallpaper de maio

Clique com o botão direito do seu mouse e escolha a opção: definir como plano de fundo da área de trabalho. Feliz mês de Maria a todos!!!