Páginas

quinta-feira, 25 de março de 2010

Missionário na Amazônia

Tenho a honra de tornar público a entrevista que fizemos com o Ir. José Aparecido Carloto, sdb, ou somente Ir. Zezo, como é mais conhecido sobre sua experiência missionária que iniciou este ano na Amazônia junto aos índios Ianômami no extremo norte do Brasil.
Ir. Zezo, fale um pouco sobre seu histórico de vida e como surgiu o ardor missionário.
Sou religioso Salesiano, Irmão Coadjutor da Inspetoria de São Paulo, tenho 47 anos e estou no tirocínio. Foi-me permitido fazer esta experiência na Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia. Sou de uma família de 9 irmãos, pai e mãe, todos vivos graças a Deus. De 1968 à 1975 fui oratoriano em Piracicaba, cidade natal. Naquela época, embora ninguém acredite, jogava muito bem futebol. Fiz minha primeira eucaristia na Capela do Colégio Dom Bosco Cidade Alta, aos 22 de dezembro 1970. Em 1976 fomos viver em São Carlos, onde participava ativamente das atividades da Igreja: grupos de jovens, catequese, liturgia, comunicação. A missa diária, sempre que possível, foi um valor. Penso que foi desta vida que nasceu o ardor missionário. Deus chama, se estamos atentos podemos escutá-lo... Fui seminarista Passionista de 1979 a 1983. Nessa época, já estava me preparando para ser missionário - os Passionistas começavam a enviar os primeiros missionários à Amazônia. Saí, pois, eles desistiram das missões, temporariamente. Em casa, trabalhei, estudei e continuei a participar da Igreja. Resumindo, no dia 1º de outubro de 2004, dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões, quando trabalhava como educador numa obra salesiana em São Carlos-SP, depois de uma conversa com Dom Vilar, iniciou-se uma caminhada junto a esta Congregação. O desejo, desde a muito, é de um dia viver no continente africano.
Na sua atual situação quais são as maiores dificuldades que você encontra e o que te dá forças para enfrentá-las?
Bom, é só o início de um processo de conversão. Preciso deixar-me converter por este povo Ianomami, indígenas que vivem em Maturacá, que está situado dentro do Parque Nacional Pico da Neblina acima da linha do Equador. 
A dificuldade primeira é com o ambiente de floresta e rios, do qual não estava acostumado: sempre vivi na cidade. Uma necessidade e desafio é aprender o idioma Ianomami, pois facilita a compreensão da cultura e o contato com eles - embora eles falem português com certa limitação. A força vem de Deus e a sabedoria também, por isso, é necessário rezar, rezar e rezar: ouvir Deus falar, ser obediente ao que Ele pede. Espero aprender isso. Rezem pelos missionários! 
A força para viver esta experiência vem do próprio Deus, que quando nos chama está sempre presente, de diversos modos, assim como do exemplo de tantos que viveram essa “aventura” de amar incondicionalmente as pessoas.
Ir. Zezo você poderia descrever como é a comunidade (aldeia, tribo) onde você mora?
Vivo em uma comunidade salesiana missionária em Maturacá, quase divisa com a Venezuela, e que pertence à diocese de São Gabriel da Cachoeira. É bem no extremo norte do país – no mapa, próximo a cabeça do cachorro, como é conhecido. São dois Xabonos (aldeia): Maturacá e Ariabú. Estes índios Ianomamis, amistosos e guerreiros, vivem em vários lugares: Santa Isabel (Marauiá), 10h dia de viagem de voadeira, (uma canoa com motor) daqui; estão em Roraima, na Venezuela, no Maiá... Ianomami significa “povo guerreiro que nasceu do sangue da lua flechada”. Aqui é paróquia e escola de ensino fundamental: Escola Estadual Indígena Imaculada Conceição. As aulas vão começar dia 05 de maio, pois a escola esta sendo reformada. É uma bela escola, novinha e têm 12 salas de aula, 1 laboratório de informática, 1 sala para o Ensino Médio tecnológico (ensino à distância) e 1 biblioteca 8x6 m², diretoria, secretaria, sala de professores, além de uma quadra poliesportiva coberta, também novinha. Tudo isso numa região cercada de montanhas e da floresta Amazônica, aonde só se chega de voadeira ou de avião. Os avanços que este povo fez, existem porque muitos salesianos doaram suas vidas, sem medir esforços.
Você poderia deixar uma mensagem para os leitores do blog.
Você que lê esta pequena entrevista, ainda que por curiosidade, acredite que para todos Deus propõe, nunca impõe um caminho que é: escuta, discernimento, intimidade com Deus e decisão. Não desista de seus sonhos! Deus sempre estará contigo e, como disse Maria a Dom Bosco, “a seu tempo tudo compreenderás.” Aqui estou buscando compreender a vontade de Deus. E como Disse Dom Walter Ivan de Azevedo: Bispo salesiano emérito de São Gabriel da Cachoeira: "Vocês são os braços de Cristo, através de seu braços Ele que dar um abraço em todos os povos, um abraço de perdão e de reconciliação, de amor e de acolhida..."
Paz e Alegria para todos,
Ir. José Aparecido Carloto (Zezo).
Recomendo a leitura:No Boletim salesiano nº 60, primeiro deste ano, há um artigo intitulado: “Sem missionário não há missão”.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Pré-noviciado lança blog

Os pré-noviços da cidade de Lorena (estudantes de filosofia que se preparam para fazer o Noviciado) lançaram um blog para divulgar suas atividades. Parabéns pela iniciativa! Acesse: http://www.prenoviciadosdb.blogspot.com



Campos do Jordão representa o Brasil nos EUA

Por esses dias está acontecendo em Nova Iorque um concurso de dança que seria o Oscar dessa categoria. Uma delegação de cerca de 40 adolescentes da cidade de Campos do Jordão, que pertencem ao Ballet da fundação Lia Maria Aguiar estão participando deste evento, após passarem pelas semi-finais em Indaiatuba no ano passado. Dentre os participantes quero deixar meu abraço para os meus amigos Ederson e Lucas, que são irmãos, e também à Luana que é filha de uma amiga minha. Segue abaixo um dos vídeos da reportagem feita pela TV Band Vale.

domingo, 21 de março de 2010

Anúncio vocacional em Lorena

segunda-feira, 8 de março de 2010

Parabéns as mulheres

Hoje, 08 de março, deixamos registrado aqui no blog os parabéns a todas as mulheres pelo seu dia. Que todas as mulheres encontrem em Nossa Senhora um ótimo modelo a ser seguido.

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Objetivo da Data


Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

domingo, 7 de março de 2010

Casamento

No ultimo sábado em Campos do Jordão, na Igreja Nossa Senhora da Sáude, aconteceu o casamento da Angélica e Denilson, que é meu irmão. Foi uma celebração muito bonita assistida pelo Diácono Roberto, que também já havia feito o casamento da minha irmã em 2003. Quero deixar meu abraço ao casal e desejo que sejam muito felizes!

terça-feira, 2 de março de 2010

Wallpaper de março

Quaresma: jejum, oração e esmola

segunda-feira, 1 de março de 2010

Terremoto no Chile

Depois de dois dias do terremoto que atingiu o Chile está mais nítido o complexo quadro da situação no país. Cresce também as informações sobre os danos nas casas salesianas, mas é sobretudo o sul do país que agora se encontra em graves dificuldades.

A Cidade de Curicó, Talca, Linares, Los Angeles e Concepción, estão entre as mais atingidas e continuam a ter dificuldade no abastecimento de água potável e eletricidade.

.: Novidades sobre o estado das casas salesianas: na cidade de Talca a Obra esta gravemente danificada, também a Igeja pública e o Santuário foram atingidos. As estruturas do Centro Educativo estão mais danificadas do que se achou em um primeiro momento.

O Reitor-mor, Pe. Pascual Chàvez, que está em Cumbaya, no Equador, onde iniciou os exercícios espirituais para os inspetores das duas regiões do continente americano, enviou ao Inspetor do Chile, Pe. Leonardo Santibañez, uma mensagem de solidariedade e de aproximação aos Salesianos, as Salesianas, aos membros da Família Salesiana e também a Dom Ricardo Ezzatti que é salesiano e é bispo de Concepción: “Também já estamos empenhados, como Congregação, na ajuda a favor do Haiti, confiamos na ajuda da Divina Providência”.

As autoridades até agora confirmaram a morte de cerca de 800 pessoas e milhares de feridos. O terremoto, com os seus 8,8 graus de magnitude, foi o quinto mais forte a nível mundial a partir de 1900, e o segundo mais violento na história do Chile.

Fonte: www.sdb.org/ans Tradução nossa.