Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Semana Missionária 2010

Nos dias 17 a 25 de julho, aconteceu em três cidades do Estado de São Paulo a Semana Missionária. Os grupos de misionários são compostos por alunos dos Colégios e Obras Sociais dos Salesianos. Segue abaixo um vídeo com fotos das atividades ocorridas no Bairro dos Rubins na Cidade de Socorro, com os missionários do Liceu Salesiano de Campinas. O vídeo foi produzido por Vitor M. Bonafé que é monitor do Crisma da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dom Bosco patrono do futebol? E por que não?

Fotos do artigo -ÁUSTRIA – DOM BOSCO PATRONO DO FUTEBOL? E POR QUE NÃO?
(ANS – Viena) – O jornalista Albert Christian Sellner propôs, nas páginas do cotidiano austríaco “Der Standard”, Dom Bosco patrono do futebol. E sugeriu ao Papa fazer-se promotor desse reconhecimento.

Na edição de fim de semana, 3-4 de julho, Sellner constata como muitos artistas da bola rezam e olham para o céu durante os seus empenhos esportivos e como faz falta a profissão um patrono oficial. Embora a FIFA já tenha proibido o uso de símbolos e gestos religiosos, a maioria dos jogadores parece não ligar para isso, e mostram publicamente a própria fé religiosa. 
Na realidade, muitos âmbitos profissionais e sociais têm um seu santo protetor: Santo Isidoro de Sevilha é o Patrono da Internet; santa Clara de Assis, da Televisão; São José de Copertino das Viagens aéreas; o Arcanjo Gabriel das Telecomunicações. Ainda que algum setor do esporte já possua o seu patrono – são Sebastião para os atletas –, o futebol não tem ainda o seu santo protetor.
As seleções nacionais poderiam fazer referência aos santos do próprio país: a Inglaterra a são Jorge; a França a santa Joana d’Arc; a Itália ao suave são Francisco de Assis; a Eslováquia a são Martinho.
Mas quem poderia ser o Padroeiro do Futebol? A resposta de Sellner, junto com outros da área, é sumamente explícito: Dom Bosco! Motivações? As características do futebol – juventude, amizade, alegria, arte da bola, festa – todas estão presentes em Dom Bosco.
No artigo, Sellner traça um rápido perfil biográfico do Santo turinense     recordando rapidamente as suas constantes andanças pela cidade em busca de jovens e de um lugar adaptado para os reunir, evidenciando todas as suas qualidades lúdicas, artísticas e criativas, que o ajudavam na sua missão educativa. “Até à sua morte mais de 200.000 jovens haviam gozado do benefício da sua amizade”.
A proposta de Sellner se faz direta: como João Paulo II declarou Dom Bosco “Pai e Mestre dos Jovens”, “Bento XVI dispõe da oportunidade de poder juntar méritos no mundo do futebol proclamando Dom Bosco «Patrono do Futebol»”.
Foi o P. Bernahard Maier, salesiano, capelão da seleção olímpica e para-olímpica, da Áustria, quem chamou a atenção da Redação de ANS para o artigo do cotidiano austríaco de orientação liberal. A proposta dos Sellner presta tributo de homenagem à grande contribuição que Dom Bosco e os seus Salesianos sempre deram aos jogos e ao esporte, como lugares que são de educação e de promoção humana, mostrando mais o seu valor associativo do que a sua valência competitiva.
Esperamos que a proposta abra caminho. E ande…
Fonte: www.sdb.org/ans