Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

A todos os visitantes deste blog desejo um Feliz Natal. Que o Menino Deus possa renascer mais uma vez em nossos corações!


sábado, 19 de dezembro de 2009

Dom Bosco


Ontem, 18 de dezembro de 2009, os Salesianos de Dom Bosco comemoraram 150 anos da fundação da sua Congregação. Nessa data, todos os membros da Inspetoria (Província) Salesiana de São Paulo reuniram-se em Campinas, no Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, para uma festiva comemoração. Um acontecimento feliz marcou o dia de festa: a presença da urna das relíquias de Dom Bosco. Na celebração eucarística em que os Salesianos renovaram seus compromissos com o projeto apostólico de Dom Bosco, após o Evangelho, Dom Hilário Moser, Bispo Emérito de Tubarão (SC), pronunciou a homilia que aqui apresentamos.


DOM BOSCO, bem-vindo!

Há quanto tempo esperávamos que o Sr. viesse ao Brasil, que viesse visitar a nossa Inspetoria!
Quando da primeira expedição missionária para a Patagônia, o Sr. disse aos salesianos que estavam de partida que os acompanharia, e quis se fotografado entregando ao P. Cagliero o livrinho das Constituições.
Sim, o conteúdo daquele livrinho, ainda hoje, é seu coração de Pai e Mestre da juventude.
Onde aquele livrinho é posto em prática, o Sr. está presente, vivo e agindo em favor dos jovens.
Hoje, porém, sua presença é diferente e nós estamos repletos de alegria por tê-lo entre nós.
O Sr. está nos reconhecendo?
No dia 18 de dezembro de 1859, quando o Sr. se reuniu com o primeiro grupinho de salesianos, nós também estávamos lá, temos certeza de que o Sr. nos viu, conheceu, sorriu para nós...
Sim, como a flor e o fruto estão na semente, assim todos nós lá estávamos naquela saleta humilde “delle camerete”, ajoelhados em torno do Sr., diante do crucifixo, quando os seus primeiros colaboradores fizeram seus votos e assumiram o nome de “salesianos”.
Precisamente hoje, passados 150 anos desde aquele dia, finalmente o Sr. veio até nós, e nós estamos sumamente felizes, o acolhemos como nosso Pai, nosso Fundador, nosso Mestre, nosso Guia, nossa Inspiração.
Querido Dom Bosco, uma vez, o Sr. teve um sonho famoso, conhecido como “o sonho de Pequim”.
Uma jovem pastora mandou que o Sr. traçasse uma linha desde Santiago do Chile até Pequim.
Olhando ao longe e contemplando o futuro, o Sr. viu uma multidão de jovens, e entre eles grande número de salesianos, dos quais o Sr. só conheceu os das primeiras fileiras, mas depois havia muitos e muitos outros que lhe eram desconhecidos.
Pois bem, nós também estávamos entre aqueles salesianos.
Tanto é verdade que a linha traçada pelo Sr. passa por São Paulo, São José dos Campos, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Lorena, Cruzeiro, Lavrinhas, Resende, Rio de Janeiro, Niterói..., depois passa por Angola, por outros países da África e chega Pequim.
Tudo isso o Sr. viu e a todos nós o Sr. amou com antecedência.
Obrigado, Dom Bosco, por nos ter acolhido entre seus filhos, por nos ter amado tão extremadamente, por nos ter associado à sua missão, por nos ter infundido seu espírito, por ter dado a vida por nós.
Quando o Sr. estava no leito de morte, disse aos salesianos que o rodeavam: “Digam aos meus jovens que os espero a todos no paraíso”.
Só os jovens, Dom Bosco?
E nós, não?
Sim, antes, em outra ocasião, o Sr. afirmou que quem se tornasse salesiano teria a própria salvação garantida, inclusive a dos familiares, até a quarta geração.
Lembra disso?
Sem a presunção de salvar-nos sem merecer, como somos felizes por ter um Pai que nos ama tanto a ponto de querer ter junto de si no paraíso, para sempre, todos os jovens das nossas obras e todos os salesianos.
Por isso, Dom Bosco, hoje, em primeiro lugar, estamos aqui para lhe agradecer.
Quanto lhe devemos!
O que nós seríamos sem o Sr.?
Mesmo do ponto de vista puramente humano, o Sr. sabe donde viemos: a maioria de nós, é gente simples, humilde e até pobre.
Quem foi que nos acolheu, educou, instruiu?
Quem foi que nos proporcionou formação humana, cristã, salesiana, sacerdotal?
Quem foi que nos ofereceu oportunidades que nunca teríamos tido na vida, de crescer, aprender, desenvolver os próprios dons, tornar-nos “alguém”?
Quem foi que nos tornou pessoas significativas para os jovens, para o povo, a sociedade, a pátria, a Igreja, o mundo?
Quem foi?
Foi aquele menino nascido nos Becchi, educado por Mamãe Margarida.
Aquele menino estudioso, sonhador que, aos nove anos, anteviu todo o trabalho de salvação dos jovens, aos quais dedicou, “até o último respiro”, a própria vida e que, para isso, precisou de colaboradores, precisou de nós, salesianos de todos os tempos e lugares.
É ao Sr. que devemos praticamente tudo e, por isso, aqui estamos alegres, contentes, unidos num só coração e numa só alma, para dizer-lhe: obrigado, Dom Bosco, muito, muito obrigado!
Não só isso.
Hoje, diante do Sr., queremos renovar nosso compromisso como seus filhos, como membros da Congregação que o Sr. fundou com tantos sacrifícios.
Como no dia 18 de dezembro de 1859, hoje estamos reunidos em seu redor e, ajoelhados na alma e no coração, perante Jesus crucificado e ressuscitado, sob o olhar materno de Maria Auxiliadora, renovamos nossos votos de obediência, pobreza e castidade, nossa vontade de viver e trabalhar juntos na comunidade salesiana; renovamos nossa entrega à missão em favor dos jovens pobres e abandonados, nosso compromisso com o espírito salesiano e com o método preventivo, nossa comunhão com a família salesiana.
Enfim, queremos dizer-lhe, Dom Bosco, que nós lhe pertencemos e que é junto com o Sr. que queremos viver e trabalhar pela juventude até o fim da nossa vida.
Dom Bosco, pedimos que acolha bondosamente nossos compromissos, que renove seu amor por nós, que nos inspire em nossos trabalhos para que sejamos, na Igreja e no mundo, fiéis continuadores do seu projeto apostólico.
Querido Dom Bosco, temos também que pedir perdão. Quantas vezes fomos filhos ingratos, infiéis aos nossos compromissos, omissos em nossa missão, descuidados da vida de comunidade e da vida de oração...
Quantas vezes nossa consciência de consagrados perdeu sua consistência, renegamos ser seus filhos e caminhamos pelos caminhos do individualismo, do egoísmo, dos próprios interesses, dos projetos individuais, da acomodação, da fuga perante os compromissos e o trabalho.
Tudo isso o Sr. viu e conhece, Dom Bosco, e de tudo isso queremos pedir perdão.
Seu coração de Pai, tenho certeza, saberá compreender e perdoar nossas faltas que, hoje, em sua presença, queremos confessar e delas nos redimir por meio de um sério empenho, para sermos, vivermos e trabalharmos mais e melhor como salesianos.
Finalmente, Dom Bosco, queremos dizer-lhe que precisamos muito de sua ajuda.
Os tempos são difíceis, nós somos poucos e nem sempre estamos à altura da missão que devemos cumprir.
Venha em nossa ajuda, Dom Bosco.
Infunda em nós o seu espírito, comunique-nos o ardor pela missão, confirme nosso empenho em sermos verdadeiros religiosos, abra nosso coração para sermos acolhedores dos jovens e seus educadores de acordo com o sistema preventivo.
Ilumine-nos para vermos com clareza e sabermos com precisão como agir na seleção e preparação dos candidatos à vida salesiana, como formar os jovens salesianos, como mantermo-nos unidos em nossas comunidades, como incentivar o espírito de oração, o espírito de família, o espírito religioso.
Confirme em nós o amor à Eucaristia, a Nossa Senhora Auxiliadora, ao Papa e à Igreja.
Abra a nossa inteligência para compreender os novos tempos, para sermos sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, aqui e agora, para conservar na Igreja o seu espírito e para levar ao mundo a sua mensagem de Pai e Mestre da juventude.
Dom Bosco, queremos sempre caminhar com o Sr.
Assim como o Sr. veio a nós, hoje nós queremos juntar-nos ao Sr. para sermos sempre seus filhos e seus colaboradores.
Em nosso coração trazemos aqui os nossos jovens, razão de ser da nossa consagração como salesianos, para que o Sr. estenda sobre eles suas mãos benditas e os abençoe.
Também trazemos em nosso coração toda a família salesiana, a fim de que o Sr. nela infunda coragem e entusiasmo para trabalharmos juntos pela salvação da juventude.
Dom Bosco, o Sr. vai partir, mas temos certeza de que seu coração vai ficar conosco.
Obrigado pela sua visita!
Obrigado por tudo, Dom Bosco, e nos abençoe!
Amém.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Salesianos: 150 anos

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dom Bosco na Canção Nova

Logo após passar por Lorena, a urna de Dom Bosco, seguiu para Cachoeira Paulista, sede da TV Canção Nova:






Mais fotos da urna em Lorena

Missa presidida por Dom Beni (Bispo da diocese de Lorena)
Assembleia

Missa de despedida da urna (08 de dezembro)

Padre Trajano (presidente da celebração) e Pe. Cássio (a sua direita), comemoravam o aniversário de ordenação presbiteral.

Despedida da urna


segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dom Bosco em Lorena

A urna de Dom Bosco chegou à cidade de Lorena por volta das 09h da manhã. Foi levada para o colégio São Joaquim com a presença de muitos jovens e uma grande carreata. Mesmo com chuva, os jovens, não deixaram de prestigiar a visita do nosso Pai Dom Bosco.










domingo, 6 de dezembro de 2009

Urna e jubileu em Cruzeiro

Neste ano de 2009 a presença salesiana na cidade de Cruzeiro completa 90 anos e, para comemorar essa data, foi feita uma grande festa. Seguem abaixo as fotos da missa presidida por Dom Fernando Legal e concelebrada por outros salesianos jubilandos tanto na vida religiosa como sacerdotal. Confira as fotos:





Ordenações e Urna em São José dos Campos

No dia 05 de dezembro as 15h na Paróquia Sagrada Família em São José dos Campos, ocorreu a ordenação diaconal de 12 salesianos (das inspetorias de São Paulo, Recife e Indonésia-Timor), presidida por Dom Hilário Moser diante da Urna com a relíquia de Dom Bosco. Mais tarde, as 22h teve início uma vigília no Instituto São José, logo após a procissão até a Paróquia, vários jovens puderam estar com Dom Bsoco até  até a manhã do dia 06. De lá a urna seguiu para a cidade de Cruzeiro. Confira as fotos:
Os neo-diáconos logo após receberem os paramentos

 Liturgia eucarística

A 1ª leitura foi feita em Tetum (dialeto do Timor-leste)

 Chegada da Urna no Instituto São José

Os jovens no início da vigília

 A chegada da urna na paróquia após a procissão



quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

A história da urna

No vídeo publicado pela agência de notícias salesianas, de Turim - Itália, pode-se conferir o significado da peregrinação da urna de Dom Bosco. Confira: